Entenda o valor que a trilha sonora certa tem na construção de um filme

Publicado em: 26/05/2021

Voltar

Já pensou em assistir a seus filmes favoritos sem nenhum som de fundo? A experiência seria totalmente diferente. Essas “músicas de fundo” compõem a chamada trilha sonora, e isso nada mais é do que a instrumentalização de músicas e de sonoridades que complementam uma história em criação nos cinemas e na publicidade, ou em qualquer outro lugar que for apresentada. 

O primeiro filme exibido no mundo foi em 1895, pelos irmãos Lumière, na era muda. Justamente por não conter falas, as músicas e sons eram essenciais para transmitir ao público as emoções necessárias de cada cena. O cinema é uma produção audiovisual, portanto o som e a imagem sempre andam juntos.

Há também uma confusão comum entre as pessoas: trilha sonora e trilha musical são coisas diferentes. Enquanto a primeira é um conjunto de músicas e inúmeros sons que acompanham a obra, a segunda é a penas um conjunto de músicas, como uma playlist da obra.

COMO É FORMADA A TRILHA SONORA?

A trilha sonora pode ser composta exclusivamente para o filme ou pode se ajustar com músicas que já existem. Normalmente, existe um profissional específico para isso, chamado de music editor ou produtor musical

music editor ou produtor musical tem como função coletar os desejos e informações do diretor para aquela obra, assim, ele apresenta tudo isso para um compositor e é aí que a mágica acontece: a criação do som. Todos os sentimentos que o diretor quer passar com a sua obra vão ser expressados na trilha sonora da melhor maneira.

TRILHA SONORA COMO CHAVE PARA UMA BOA PRODUÇÃO

Imagine uma cena onde há duas pessoas conversando em um elevador. Se a música colocada nesse momento for tensa, podemos sentir que algo surpreendente pode acontecer a qualquer momento. Se é tocada uma música mais calma, pode sugerir até mesmo um clima de romance entre os personagens.

Filmes de super-heróis, por exemplo, sempre são acompanhados de uma trilha sonora épica e isso cria toda uma atmosfera e sentimentos de perfeito encaixe para a história. Já em filmes com cenas tristes, músicas melancólicas são o gatilho final para emocionar o espectador. E nos filmes de terror, as músicas e sons são os verdadeiros culpados pelos sustos.

A trilha sonora é parte fundamental da alma de uma obra. É através dela que sentimos inúmeras emoções e entendemos as histórias dos filmes. Ela guia as pessoas emocionalmente, fazendo-as sentir o que o diretor quer que elas sintam e essa é a chave para uma boa produção.

 

Fonte: Paula Paolini – Fala! PUC-SP

Compartilhe este artigo via:

Dúvidas? Chama no Whats!